1 coxa de frango
5 a 6 batatas novas pequenas
5 ou 6 couves-de-bruxelas frescas ou congeladas
(usei biológicas da Raízes)
1 limão
1 copo de vinho branco Proeza
Alecrim Seco
Sal e pimenta preta q,b.
1 c.chá paprika
1 dl azeite ou óleo alimentar Vaqueiro
4 c.sopa manteiga líquida Vaqueiro
Confecção:
1. Colocar num tabuleiro de ir ao forno, a coxa de frango, que pode estar fresca ou congelada, o estado só vai alterar o tempo de confecção, e apesar de ser aconselhável o frango estar à temperatura ambiente, usá-lo directamente congelado facilita e evita ter de o levar ao microondas a descongelar.
2.Lavar vem as batatas, dar-lhes apenas um golpe e acrescentá-las ao tabuleiro, rodeando o frango.
3.Lavar e arranjar as couves-de-bruxelas se forem frescas, tirando as folhas velhas e acrescentar ao tabuleiro. No caso de usar congeladas, coloque-as directamente no tabuleiro.
4.Regue com o azeite ou óleo, seguidamente com o sumo de limão, as especiarias e o copo de vinho branco.
5.Por fim cubra com a manteiga líquida Vaqueiro.
6.Leve ao forno, pré aquecido a 250ºC, de preferência no grill, e vá vigiando até o frango ficar tostado, vá regando com o molho, e quando um lado estiver bem tostado, vire o frango ao contrário. Se necessitar a meio do processo, e no caso de ter usado frango congelado, golpeie a parte mais grossa para que asse uniformemente.
7.Quando se apresentar assado, o que depende do forno, e do tamanho da coxa, retire do forno, retire o molho, passe com a varinha mágica, ou no copo de batidos, e coe o molho com um passador. Se preferir pode suprimir esta operação e servir com o molho tal como estiver.
9.Sirva o frango com as batatas e as couves-de-bruxelas, regado com o molho e acompanhado de glaze balsâmico Monari Federzoni (facultativo)
Sem comentários:
Enviar um comentário