sábado, 28 de janeiro de 2012

A Tripa Enfarinhada

Hoje estou de volta com mais uma iguaria do nosso país. Podemos colocá-la na categoria dos enchidos, e na zona do país entre Douro e Minho. É um dos imprescindíveis ingredientes dos Rojões à Moda do Minho, a Tripa Enfarinhada.
As minhas memórias de infância surgem repentinamente e vejo-me de mãos dadas com a minha mãe e irmãs, nos corredores do Mercado do Bolhão, ao sábado de manhã. Sentia-se no ar o cheiro a cominhos e a tripas enfarinhadas acabadas de cozer pelas "vendedeiras" do piso 0 do mercado.Aquele vapor saído das panelas, as tripas quentes, é uma memória gastronómica única, da herança cultural, das minhas raízes.

Os ingredientes principais desta iguaria nortenha, são a tripa do porco, a farinha de milho e condimentos, que se podem resumir a cominhos e pimenta.  O que se destaca contudo são os cominhos.

É possível também encontrar tripas enfarinhadas de vitela, mas as típicas são mesmo as de porco. A sua espessura pode variar, e há quem prefira mais finas, ou mais grossas. Podem ser fritas em banha, óleo ou azeite, e hoje há também que as coloque simplesmente a alourar no forno. Podem servir como aperitivo, e há alguns locais onde as servem, depois de fritas, regadas com o apurado molho de francesinha. Para mim não foi um amor à primeira vista, sendo que em tenra idade me enjoava o cheiro que sentia, quando em casa de uma das minhas avós, se fritava tripas para os rojões. Mas cedo aprendi a apreciar esta iguaria, e a perceber, como uma receita simples, feita de ingredientes simples, e considerados menos nobres, pode ser tão única e saborosa.


Desafio a quem gosta, a experimentar novas receitas, a quem nunca experimentou, a experimentar. Já é possível encontrar hoje em grandes superfícies, e no norte do país, a maioria dos talhos têm à venda, mas hoje, a internet é um precioso veiculo de informação, onde se pode descobrir como aceder a quase tudo. Experimentem, partilhem, e viva a tripa...enfarinhada, pois claro!

Sem comentários:

Enviar um comentário