Mostrar mensagens com a etiqueta Enchido. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Enchido. Mostrar todas as mensagens

sábado, 28 de janeiro de 2012

A Tripa Enfarinhada

Hoje estou de volta com mais uma iguaria do nosso país. Podemos colocá-la na categoria dos enchidos, e na zona do país entre Douro e Minho. É um dos imprescindíveis ingredientes dos Rojões à Moda do Minho, a Tripa Enfarinhada.
As minhas memórias de infância surgem repentinamente e vejo-me de mãos dadas com a minha mãe e irmãs, nos corredores do Mercado do Bolhão, ao sábado de manhã. Sentia-se no ar o cheiro a cominhos e a tripas enfarinhadas acabadas de cozer pelas "vendedeiras" do piso 0 do mercado.Aquele vapor saído das panelas, as tripas quentes, é uma memória gastronómica única, da herança cultural, das minhas raízes.

Os ingredientes principais desta iguaria nortenha, são a tripa do porco, a farinha de milho e condimentos, que se podem resumir a cominhos e pimenta.  O que se destaca contudo são os cominhos.

É possível também encontrar tripas enfarinhadas de vitela, mas as típicas são mesmo as de porco. A sua espessura pode variar, e há quem prefira mais finas, ou mais grossas. Podem ser fritas em banha, óleo ou azeite, e hoje há também que as coloque simplesmente a alourar no forno. Podem servir como aperitivo, e há alguns locais onde as servem, depois de fritas, regadas com o apurado molho de francesinha. Para mim não foi um amor à primeira vista, sendo que em tenra idade me enjoava o cheiro que sentia, quando em casa de uma das minhas avós, se fritava tripas para os rojões. Mas cedo aprendi a apreciar esta iguaria, e a perceber, como uma receita simples, feita de ingredientes simples, e considerados menos nobres, pode ser tão única e saborosa.


Desafio a quem gosta, a experimentar novas receitas, a quem nunca experimentou, a experimentar. Já é possível encontrar hoje em grandes superfícies, e no norte do país, a maioria dos talhos têm à venda, mas hoje, a internet é um precioso veiculo de informação, onde se pode descobrir como aceder a quase tudo. Experimentem, partilhem, e viva a tripa...enfarinhada, pois claro!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O Maranho

Portugal tem uma gastronomia muito rica. Hoje despertaram-me a curiosidade para o Maranho. Disseram-me que se tratava de um enchido típico da beira baixa...Eu desconhecia totalmente...Mas fui investigar... Deparei-me com uma agradável surpresa! Além de visualmente atractivo, éelaborado com ingredientes bem ao meu gosto.
O Maranho é uma especialidade da cozinha tradicional portuguesa, em especial da região da Beira Baixa, abrangida pelos municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Pampilhosa da Serra. Consiste num pequeno saco feito de um bocado de bucho de cabra (estômago), recheado com carne de cabra, cebola, presunto e arroz e temperado com hortelã, colorau, salsa e mais uma quantidade de especiarias. Os maranhos também podem ser conhecidos por molhinhos, borlhões ou burunhões.
De salientar que em cada uma das zonas referidas, os temperos são diferentes podendo haver algumas diferenças no paladar, o que já é costume no nosso Portugal.

Foi um dos candidatos às «7 Maravilhas da Gastronomia» portuguesa, mas não foi seleccionado, e entende-se por talvez não ser um nome e uma iguaria conhecida da maioria dos portugueses. Compete a cada um de nós, divulgar o que de melhor temos, e o Maranho foi sem dúvida uma surpresa para mim

Tenciono provar, criar com esta iguaria, e talvez já tenha um sitio onde me deslocar para o fazer, A Albergaria D.Diniz em Vila de Rei parece-me uma hipótese válida...nada como experimentar...venha o Maranho!


Obrigada à Carla Marina Castro, minha colega de infância, por esta maravilhosa descoberta