Portugal tem uma gastronomia muito rica. Hoje despertaram-me a curiosidade para o Maranho. Disseram-me que se tratava de um enchido típico da beira baixa...Eu desconhecia totalmente...Mas fui investigar... Deparei-me com uma agradável surpresa! Além de visualmente atractivo, éelaborado com ingredientes bem ao meu gosto.
O Maranho é uma especialidade da cozinha tradicional portuguesa, em especial da região da Beira Baixa, abrangida pelos municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Pampilhosa da Serra. Consiste num pequeno saco feito de um bocado de bucho de cabra (estômago), recheado com carne de cabra, cebola, presunto e arroz e temperado com hortelã, colorau, salsa e mais uma quantidade de especiarias. Os maranhos também podem ser conhecidos por molhinhos, borlhões ou burunhões.
De salientar que em cada uma das zonas referidas, os temperos são diferentes podendo haver algumas diferenças no paladar, o que já é costume no nosso Portugal.
Foi um dos candidatos às «7 Maravilhas da Gastronomia» portuguesa, mas não foi seleccionado, e entende-se por talvez não ser um nome e uma iguaria conhecida da maioria dos portugueses. Compete a cada um de nós, divulgar o que de melhor temos, e o Maranho foi sem dúvida uma surpresa para mim
Tenciono provar, criar com esta iguaria, e talvez já tenha um sitio onde me deslocar para o fazer, A Albergaria D.Diniz em Vila de Rei parece-me uma hipótese válida...nada como experimentar...venha o Maranho!
Obrigada à Carla Marina Castro, minha colega de infância, por esta maravilhosa descoberta
Sem comentários:
Enviar um comentário